Acadêmicos de Farmácia da Esamaz participam da primeira Oficina de Química promovida pelo curso

  • Publicado em 19/02/2020
  • Notícias Farmácia
  • 2286

Os acadêmicos do curso de Farmácia da Escola Superior da Amazônia - Esamaz, participaram no último sábado(15), da primeira Oficina de Química promovida pelo curso, em Belém. A Oficina de Química tem como missão contextualizar conceitos fundamentais de química geral e química orgânica com fundamentação teórica aliada a resolução de exercícios aplicados a área farmacêutica. Com isto, os alunos poderão visualizar e aplicar os conhecimentos químicos em sua profissão e o ajudando em seu percurso acadêmico nas disciplinas pertencente ao eixo da química na sua matriz curricular.

Os pontos que foram abordados nesta primeira edição foram: ligações químicas, eletronegatividade e funções orgânicas.

A disciplina de química nos cursos de farmácia muitas vezes foi vista pelos alunos como um entrave no durante seu percurso acadêmicos, com o intuito de mudar esta realidade a I Oficina de Química realizada pelos professores Daniele Moysés e Jeferson Pina visou mudar o olhar que os estudantes de farmácia tem a respeito das disciplinas de química. O evento, que contou com cerca de 90 participantes, teve aulas temáticas com sorteios de brindes e resolução de exercícios.

Uma das participantes do evento foi a aluna Andréia França do 7º semestre do curso de farmácia da Esamaz onde afirmou a importância da oficina em relembrar assuntos relevantes da química sendo aplicados a outras matérias como, farmacologia e toxicologia. Além disso a aluna do 7º semestre enfatiza sua opinião acerca da oficina “Os conceitos de química foram explanados com uma linguagem acessível para os alunos de diferentes semestres aliando a preocupação dos professores em conciliar os conteúdos ministrados com a realidade prática, favorecendo a fixação do assuntos abordados” e concluiu “espero que tenha outras oficinas! Aprender de forma descontraída e com professores qualificados dispostos a tirar dúvidas e com boa vontade foi uma experiência bastante gratificante que poderia se repetir", disse Andréia.

A aluna Fernanda Caroline, do 3º semestre de farmácia, pôde esclarecer várias dúvidas de assuntos bases da química, impactando a oficina de modo positivo por ser uma das disciplinas base do curso de farmácia o que irá contribuir para sua jornada acadêmica. A aluna ainda parabenizou a iniciativa, agradecendo ao carinho e dedicação dos professores responsáveis, Professor Jeferson e Professora Daniele.

Projetos Futuros

Os idealizadores do evento sentiram-se gratificados pela receptividade dos alunos e entusiasmos em aprender química. A ideia é expandir o evento para que a química seja vista como uma aliada na concretização de um sonho. Estamos estudando em expandir o projeto para oficinas experimentais onde os alunos poderão observar na prática os conceitos de química aplicados a farmácia.

Galeria de Imagens