3 dicas para vestibulandos aproveitarem as férias sem perder o ritmo dos estudos

  • Publicado em 21/07/2017
  • Notícias Dicas
  • 538

Julho chegou e muitos vestibulandos estão se perguntando: “chegou a hora da curtição ou eu vou ficar sem férias?”. Se você está se preparando para o vestibular, cada minuto é precioso e separar alguns momentos deste período de férias para dar uma revisada no conteúdo pode ser o diferencial para a aprovação. No entanto, estudar demais também pode ser prejudicial para o desempenho em todo o segundo semestre. A estafa e o desgaste mental atrapalham o raciocínio e dificultam o aprendizado. Para ajudar você a equilibrar a equação “Estudo x Férias”, confira as dicas de Igor Suga, professor de Química do Stoodi – plataforma de educação à distância com foco no Enem e vestibulares:

1) Não deixe a peteca cair
Você está de férias e ninguém vai tirar isso de você. No entanto, é preciso se lembrar da máxima: enquanto você está se divertindo, tem alguém estudando para conquistar uma vaga no vestibular. Então, vale fazer uma forcinha neste ano de vestibular. O estudo pode ser comparado ao exercício físico: se você está acostumado a se exercitar sempre, um mês parado fará com que você encontre mais dificuldade na hora de retomar as atividades.

2) Escolha uma diversão educativa
Neste cenário, por que não unir o útil ao agradável? Atividades como ir a peças de teatro com encenações originadas de livros que caem no vestibular, frequentar museus ou assistir filmes que falam de momentos históricos importantes podem te ajudar a distrair a cabeça sem perder o contato com os conhecimentos importantes para o vestibular. Foi essa a alternativa encontrada pelo aluno do Stoodi, Gustavo Rodrigues, maranhense de 17 anos. “Já programei de ir assistir ‘O Jovem Karl Marx’”, que está sendo exibido nos cinemas. Assim, saio de casa, me divirto e ainda aprimoro meus conhecimentos de sociologia e economia”, disse.

3) Equilibre a balança e aproveite para colocar o sono em dia
O tempo de descanso é muito importante para que seu cérebro tenha uma boa performance. Alunos que aproveitam as férias para passar noites em claro vendo séries ou jogando videogames estão correndo o sério risco de acabar o mês de julho mais cansados ainda. No período de férias, durma e acorde nos mesmos horários em que você está habituado. Separe uma ou duas horas por dia para revisar conteúdos e, eventualmente, começar a estudar algum assunto novo. Não queira colocar todos os exercícios atrasados em dia ou entender aquela disciplina que você tem mais dificuldade. Fazer isso neste período pode te angustiar e abalar seu emocional. Aproveite o mês de julho para equilibrar seu corpo e mente. Isso te fará iniciar o segundo semestre com força total.

Aproveite essas dicas e inscreva-se no Vestibular Agendado Esamaz 2017/2. Clique aqui. 

Com informações de: Vale do Xingu.