10 dicas para descomplicar o TCC

  • Publicado em 18/11/2016
  • Notícias Dicas
  • 897

1.  Antes de tudo, escolha um TEMA que você goste e tem curiosidade, caso contrário, ficará mais difícil acompanhar o ritmo das atividades ao longo do semestre; caso você ainda não tenha um tema em mente, comece a observar os conteúdos que mais lhe atraem dentre as disciplinas do curso, ou áreas da profissão que você pensa em trabalhar ou se especializar; Lembre-se: o trabalho será assinado por você, levará o seu nome! Portanto escolha algo que realmente você irá defender com ‘unhas e dentes’, e claro, com argumentos concretos e imparciais! Pois é, quem disse que seria fácil? 

2. Escolhido o tema, delimite o universo da PESQUISA, quanto mais específico melhor! Escolha um objeto de estudo, que basicamente pode ser um autor, um livro, um site, uma empresa, uma teoria, um exemplo específico, case de mercado (um exemplo que já ocorreu), uma instituição, pessoa, etc. Lembre-se: tudo vai depender do foco que você quer dar à sua pesquisa;

3. Esta é curta e direta: antes de pesquisar e estudar o seu tema, estude METODOLOGIA DE PESQUISA! Leia sobre o assunto e converse com o seu professor Orientador! Não fique com dúvidas! Ler outros TCCs também ajuda muito nesta etapa! Procure trabalhos na biblioteca (ou na Hemeroteca) da sua Universidade;

4. Se a sua intenção é escrever um PROJETO EXPERIMENTAL, propondo novas ideias para um determinado campo, atente para a importância de fundamentar o projeto teoricamente. O TCC não pode ser construído apenas com ideias soltas baseadas no senso comum, tudo deve estar bem explicado, argumentado com bases teóricas! Prepare-se, não tenha preguiça e pesquise!

5.  Crie uma AGENDA de estudos especial para o TCC! Leve em consideração seu dia-a-dia, suas outras disciplinas no curso, seu trabalho externo e também o seu tempo para o lazer, afinal, nem só de pesquisa vive o formando né! O ideal é separar um horário diário para o TCC, caso não seja possível, separe um horário mais estendido nos dias que são possíveis, na semana ou durante o fim de semana. Torne isso visível para você, num quadro no seu quarto, por exemplo, no seu escritório, ou até mesmo na porta da sua geladeira (risos). Importante: vá marcando as etapas vencidas, superajuda a acompanhar o CRONOGRAMA! E ainda: avise toda a família que o seu semestre será diferente, especial! É importante que todos lhe apoiem neste período!

6. Você definiu seu tema e não sabe por onde começar? LEITURA, leitura e mais leitura! Sim, uma das atividades mais importantes para quem está iniciando um TCC é ler, conhecer o que tem se falado sobre o assunto, estudar com profundidade a temática! Pesquise autores da área, livros, revistas, documentos. Pesquise também na internet, em sites, blogs, mídias sociais! Catalogue tudo que você encontrar que seja relevante para o trabalho! Este processo de seleção pode ser difícil e demorado no início, vá lendo, conhecendo o que já existe sobre o assunto. Aos poucos, você estará mais afiado e selecionando com mais cuidado o que realmente vale a pena para o seu trabalho!

7.  Antes de começar a escrever para valer o TCC, é de extrema importância preparar o ANTEPROJETO DE PESQUISA, será o seu primeiro contato científico com a temática que deseja pesquisar. É durante a produção do anteprojeto que testamos brevemente se a nossa pesquisa terá condições de ser realizada. Assim, evitamos erros durante o processo de desenvolvimento do TCC. É essencial escrever o anteprojeto com as seguintes etapas: Apresentação (Introdução); Objetivos (Geral e Específicos); Justificativa; Metodologia; Cronograma; e Referências;

8. Com o seu PROFESSOR ORIENTADOR, determine datas e horários para orientações, além de prazos para entrega de textos. Uma certa pressão pode ajudar bastante durante o processo de produção de conteúdo, principalmente levando-se em consideração o prazo muito curto para entrega da atividade! Não se engane, um semestre passa muito rápido! E sempre é necessário entregar o TCC pronto e com antecedência para os Professores que participarão da banca de avaliação. Sugiro no mínimo 15 dias, mas é preciso observar na sua Universidade (ou Faculdade) os prazos estabelecidos.

9.  Uma das dúvidas mais comuns dos que vão produzir um TCC pela primeira vez é: O trabalho deve ter quantas páginas? Procure checar na coordenação do seu curso se há números limites estabelecidos. Quando o TCC é no formato de artigo científico, recomenda-se até 30 páginas. Números acima disso são recomendados para Monografias, que costumam ter entre 40 e 100 páginas. Relatórios de projetos experimentais podem ser mais curtos, entre 25 e 40 páginas. Entretanto recomendo que você fique tranquilo quanto a isso, afinal quando a pesquisa é bem feita, escrita com atenção necessária e seguindo as orientações corretamente, a preocupação com o número de páginas deixa rapidamente de existir!   

10. Por último e não menos importante: aproveite este período para aprender e crescer profissionalmente! Além de ser obrigatório para a conclusão do curso (seja uma graduação ou pós), é através do TCC que o estudante tem a possibilidade de demonstrar que está preparado para concluir adequadamente esta etapa inicial da formação profissional. Portanto, aproveite a fase, transforme o seu TCC num trabalho realmente com a sua cara, algo que você possa até aproveitar e incluir no seu portifólio! Tenha certeza: se você se dedicou durante a produção do trabalho, estará pronto para enfrentar a banca de avaliação com segurança e desfrutar deste momento ímpar para qualquer formando! Vá em frente e sucesso!   

Fonte: No Minuto.