10 Características para você descobrir o seu Perfil Empreendedor

  • Publicado em 02/08/2017
  • Notícias Dicas
  • 425

Se você está pensando em empreender, mas está em dúvida em relação ao seu perfil empreendedor, saiba que essa é uma dúvida muito comum na cabeça das pessoas que desejam montar seu próprio negócio.

Ter um perfil empreendedor pode ser algo nato de uma determinada pessoa, como também pode ser adquirido ao longo do tempo devido às experiências vivenciadas que por algum motivo se tornaram combustíveis para empreender.

São vários os motivos que podem levar uma pessoa a adquirir um perfil empreendedor, dentre elas:

  • Descontentamento com o atual sistema ou o emprego
  • O próprio desemprego
  • Busca por um melhor estilo de vida
  • Realização profissional (fazer o que realmente gosta)
  • Formação Acadêmica

Por isso, separei as 10 características que considero fundamentais no perfil de um bom Empreendedor. Porém não fique desanimado se você não possuir alguma delas.

Não existe um perfil exato de empreendedor que deve ser seguido. Pelo contrário cada empreendedor possuí características próprias, mas costumam ter em comum algumas delas.

Agora se você não possuí nenhuma das características a seguir ou somente pouquíssimas delas é melhor você rever se vale ou não a pena investir nessa empreitada.

Conheça agora as 10 características do Perfil Empreendedor

1 # São Visionários

Eles costumam ter uma visão de futuro mais apurada que os demais, seja sobre o seu negócio, ou seja pela sua própria vida.

Estudam maneiras de colocar os seus sonhos em prática, mesmo que todos ao seu redor não concordem com tal “ousadia”.

Como já dizia um grande visionário que eu muito admiro:

Não deixe o barulho da opinião dos outros abafar sua voz interior. E mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição […]” Steve Jobs

Assim como Jobs os visionários pensam a frente e por isso geralmente os empreendedores com essa característica conseguem ter sucesso no seu nicho de atuação, pois não se intimidam diante das adversidades que os cercam.

Simplesmente confiam em suas intuições e são fiéis as suas ideias e visões de mercado, porém sabem voltar atrás quando alguma coisa não está de acordo e logo já estão planejando algo diferente.

2 # São Criativos

Criatividade pode ser muito relativa, por isso quando falamos desta característica no perfil empreendedor, não pense que estamos querendo dizer somente a criatividade em criar novos produtos ou serviços.

A criatividade do empreendedor consiste também em melhorar os seus processos produtivos, de modo a ter maiores resultados com o mínimo de recursos possíveis.

Um grande exemplo disso é o próprio Henry Ford quando estabeleceu em sua fábrica a linha de montagem de automóveis que fez com que o seus funcionários trabalhassem de forma organizada e estruturada, rendendo muito mais em muito menos tempo.

Resultado disso? Um verdadeiro sucesso que revolucionou para sempre os processos de produção

Claro que você não precisa ser nenhum Henry Ford em seu empreendimento, mas é importante que você esteja atento a todos os detalhes do seu negócio e também do mercado em que você atua.

Se o seu concorrente está fazendo determinada tarefa e está dando certo, procure usar a criatividade e se não puder fazer melhor, faça diferente.

3 # São Líderes

Empreendedores costumam ser bons líderes, daqueles em que as pessoas simplesmente confiam e ouvem tudo o que ele tem a dizer.

Eles conseguem criar um ambiente de trabalho agradável e sabem que sem a sua equipe seu negócio não é nada. Sabem valorizar aqueles que merecem e estimular aqueles que precisam.

Um bom líder também chama para si a responsabilidade e com isso conforta os seus subordinados, mas também quando algo dá errado eles conseguem chamar a atenção do responsável sem que para isso precise ofendê-lo.

Além disso, um bom líder também consegue ouvir a opinião dos demais e voltar atrás em suas decisões se isso for preciso.

Mesmo se você deseja abrir um negócio sozinho, sem nenhum funcionário ou sócio, meu conselho é que você desenvolva a característica da liderança, pois nunca se sabe a que ponto o seu projeto será capaz de crescer e consequentemente demandar mão de obra.

4 # Possuem Perseverança 

Essa é uma característica que geralmente separa aqueles que têm de fato potencial para se tornar um empreendedor e aqueles que não têm.

O porque disso é bastante simples.

Todo e qualquer tipo de negócio em algum momento encontra dificuldades, algumas vezes dificuldades imensas e outras nem tanto. A atitude do empreendedor nesses momentos mostra a maneira como ele encara essas adversidades.

Alguns se sentem desanimados e desmotivados e começam a pensam em como se livrar do problema ao invés de como resolvê-lo.

Outros já encaram a dificuldade de frente, buscam a todo o custo resolvê-la, se não conseguem, não desanimam e buscam por outras formas de resolver aquele impasse. E mais importante, aprendem com os erros para que aquilo não aconteça novamente.

Ter perseverança não é nada fácil, mas é necessário se você sonha em ser um empreendedor (a) de sucesso.

5 # Correm Riscos Calculados

É comum ouvirmos as pessoas falando que para empreender é preciso correr muitos riscos, e por isso é muito melhor escolher a “estabilidade” de um emprego.

De fato isso é verdade, porém os empreendedores também possuem medos e aflições e por isso não correm riscos, mas sim riscos calculados.

Significa dizer que antes de tomar qualquer decisão de risco, os empreendedores costumam planejar e organizar suas ideias da melhor maneira possível, por isso é extremamente recomendado que se faça um plano de negócios antes de iniciar qualquer empreendimento.

Correr risco calculado significa também empreender já com uma previsão de retorno sobre o investimento, ou pelo menos com um plano B já formulado, e não necessariamente meter os pés pelas mãos e investir todo o capital em uma ideia de negócio.

Mas não me entenda mal, você terá que correr riscos sim, e pode ser que por mais que você planeje suas ideias nada de certo, porém o contrário também é verdade e pode ser que você tenha resultados além dos esperados.

Mas isso só é possível planejando, estudando, pesquisando e literalmente calculando e para isso você precisa ter outra característica que eu vou explicar a seguir…

6 # São Determinados e Dedicados

Não é nada fácil ser empreendedor como muitas pessoas pensam, ainda mais se você está apenas começando, você terá que lidar com situações novas e desconhecidas a todo o momento.

Como estar preparado para isso?

Infelizmente não existe uma fórmula mágica, você precisa ser determinado, acreditar em si mesmo, ter foco e não se perder em meio às distrações. Muitas vezes você se verá trabalhando muito mais do que o convencional e literalmente exausto.

Mas a boa notícia é que se você estiver totalmente comprometido com seu projeto e determinado em fazê-lo funcionar você não irá se importar nenhum pouco com o cansaço e não verá a hora de começar outro dia para continuar seus trabalhos.

Os empreendedores de sucesso também encontraram dificuldades no início dos seus negócios (na verdade sempre encontram), porém a sua dedicação é tanta que faz com que eles encontrem energia para continuar mesmo diante dos maiores desafios.

Por isso tenha determinação e seja comprometido com o seu projeto, assim você estará dando um grande passo rumo ao sucesso do seu empreendimento.

7 # São Flexíveis

Mudar é preciso. Ainda mais com o cenário atual do mercado em que vivemos, onde tudo está em constante mudança.

O empreendedor precisa ser flexível o suficiente e se adequar as demandas do seu mercado para conseguir manter o seu negócio vivo.

A todo o momento somos surpreendidos com uma nova tecnologia que impacta diretamente nossas vidas e muitas vezes tornam algum produto ou serviço irrelevante para nós.

Um ótimo exemplo são as câmeras digitais que se tornaram obsoletas com a implementação da tecnologia atualmente presente nos Smartphones.

Outro exemplo neste mesmo nicho de mercado é o caso da Kodak que viu o seu império desmoronar após tentar resistir à tecnologia e não acompanhar a mudança do seu segmento.

Em poucas palavras, o empreendedor precisa muitas vezes deixar de lado certos valores em que ele acredita e oferecer o que o seu público quer consumir e não o que ele quer oferecer e para isso é preciso flexibilidade.

8 # Sabem Tomar Decisões

Muitas pessoas ficam bastante confusas quando precisam tomar alguma decisão importante, e isso é muito comum.

Porém empreendedores não, eles não se sentem inseguros ao tomar alguma decisão, costumam ser firmes naquilo que foi decidido e procuraram colocar em prática rapidamente essas decisões tomadas.

Mas antes de tudo eles costumam levantar o máximo de informações possíveis que envolvem aquela decisão. Organizam essas informações e transformam-nas em conhecimento e é justamente isso que permite que eles tomem decisões assertivas a frente do seu negócio.

Empreendedores estão cercados de decisões a todo o momento, por isso acabam se acostumando com essa rotina, no entanto procuram sempre calcular o impacto de suas decisões.

Quando se está à frente de um negócio muitas vezes você terá que decidir pela permanência ou não de empregados da sua companhia como também terá que tomar decisões que afetam diretamente sua vida pessoal.

9 # São Organizados

Algumas pessoas têm dificuldades em ser organizadas, porém não é tão difícil quanto parece, mas é essencial para empreendedores.

Os empreendedores de sucesso costumam organizar não somente sua sala ou a sua mesa de trabalho, o que já é fundamental para o andamento das suas atividades, mas eles organizam principalmente seus objetivos e metas.

Isso mesmo, estabelecer objetivos e metas para o seu negócio permitem que você tenha uma visão mais ampla da onde você deseja chegar e principalmente como você vai chegar.

Em outras palavras:

  • Objetivo = Aonde eu quero chegar?
  • Metas = Como vou chegar?

Parece obvio não é, mas muitos não definem esses objetivos e não organizam a sua gestão e por consequência se perdem em meio a quantidade de tarefas que eles tem para fazer.

E como resultado não conseguem realizar nenhuma das tarefas ou então realizam várias ao mesmo tempo e todas pela metade.

Por isso é de extrema importância ser organizado em todos os processos do seu empreendimento, mesmo que seja um negócio digital onde suas operações sejam totalmente online.

Portanto saiba aonde você quer chegar e como. E se organize para cumprir isso.

10 # São Competentes

Esta é uma característica fundamental no perfil de um empreendedor, pois é preciso ser competente para gerenciar seu negócio e se manter vivo em um mercado cada vez mais concorrido.

Mas o que é ser competente?

Particularmente não acredito que a competência seja algo que se têm, mas algo que se adquire com o tempo através de experiências e conhecimentos que juntamente com suas atitudes transformam determinada tarefa em resultado.

Competência também pode estar ligada a determinação e o comprometimento que você realiza as tarefas do seu negócio ou até da sua vida.

Se você ama o que você faz você tem maiores chances de ser competente naquilo.

Então podemos dizer que para ser competente é preciso ter um pouco de todas as características acima descritas que juntas farão você ser um empreendedor competente.

Mas saiba que a sua competência só será provada no longo prazo através dos seus resultados.


# Dica Extra

Você percebeu que são várias as características que compõe o perfil dos empreendedores. Procure associar essas características com sua rotina do dia a dia para perceber se você as possui ou não.

Tente analisar como você se comporta em seu trabalho, nas decisões de casa, em grupos de trabalho da faculdade, enfim, nas mais diversas situações cotidianas.

 

Fonte: Empreender com Marketing