Menu

Sobre o Fies

O que é o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001 , é o programa do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Quem pode se inscrever no FIES 2022/1?

Existem alguns requisitos básicos para poder ser participante do programa FIES, Fundo de Financiamento Estudantil.

Veja cada um dos requisitos na lista a seguir:

Ter realizado qualquer uma das edições do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, a partir de 2010;

Ter como média no Enem 450 pontos ou mais dentro das 4 áreas do conhecimento nele abordadas;

Não ter zerado a redação do Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM;

Ter renda per capita familiar mensal bruta de até 3 salários mínimos mensais.

CRONOGRAMA FIES

O cronograma para Fies 2022/1 já foi divulgado pelo Ministério de Educação (MEC). Segundo o edital do MEC, as inscrições para fies 2022/1 ocorrerão nos seguintes períodos:


08 a 10 de fevereiro de 2022 - Complementação da inscrição postergada para o primeiro semestre de 2022.

08 a 11 de março de 2022 - Período de inscrições para o Fies.

15 de março de 2022 - Resultado final.

16 a 18 de março - Complementação de inscrição para os pré-selecionados.


Além disso, é recomendado que leia o Edital Fies 2022/1 atentamente, e fique por dentro das mudanças no novo fies 2022/1, requisitos e como funciona para participar.


Pode também acessar ao link portalfies.mec.gov.br clicar no menu Cronograma e verificar cada etapa com as respectivas datas e informações.

Passo a Passo para inscrição no FIES

Acompanhe o passo a passo a seguir e descubra exatamente como realizar a sua inscrição no Programa de Financiamento Estudantil:

  • 1. Acesse o link portalfies.mec.gov.br
  • 2. Informe os dados solicitados.
  • 3. Logo vai chegar um e-mail de validação do seu cadastro.
  • 4. Depois de validar acesse novamente o link portalfies.mec.gov.br
  • 5. Clique em fazer sua inscrição.
  • 6. Preencha todas as informações solicitadas, serão coisas como nome, documento, renda mensal, etc. Obs.: Cuidado com tais informações, pois deverão ser comprovadas por documentação em original e cópia.
  • 7. Após concluir sua inscrição você já poderá escolher dois cursos para ingressar, primeira e segunda opção.

  • Quando se trata do FIES o que sempre precisamos lembrar é que é um compromisso a longo prazo, serão anos tendo parcelas do curso a acertar.

    Só que ao mesmo tempo é uma grande oportunidade para aqueles que em condições normais não conseguiriam pagar uma faculdade.

Resultados FIES

Aguarde o seu resultado:

    Após se inscrever ao FIES 2022/1, você deverá aguardar o resultado. Ele é divulgado no link portalfies.mec.gov.br e você poderá acessá-lo. Lembrando que é de sua responsabilidade consultar esse resultado para realizar o comparecimento junto a ESAMAZ, dentro dos seguintes critérios:


  • 1. Sendo selecionado no curso você tem 10 (dez) dias para comparecer à CPSA da ESAMAZ com toda a documentação solicitada.
  • 2. Após se passarem 3 dias úteis da sua validação da inscrição pela CPSA, compareça ao banco para contratação do financiamento com toda a documentação pessoal do estudante inclusive, comprovante de residência, bem como do fiador quando for o caso.
  • 3. Prontinho, assim que contratar o seu financiamento estudantil, deverá apresentar cópia do contrato junto à CPSA da ESAMAZ e poderá estudar tranquilamente.

  • Caso você não tenha sido selecionado na chamada única, automaticamente, estará participando da lista de espera.

Matrículas FIES

Depois de concluído esse procedimento, você e o fiador, quando for o caso, deverão comparecer no Agente Financeiro em até 10 dias úteis para formalizar o financiamento.


É importante que verifique toda a documentação exigida a fim de que nessa etapa tudo ocorra perfeitamente. Obs.: Todos os documentos pessoais do estudante, inclusive comprovante de residência em nome de alguém que esteja no grupo familiar e atualizado. No caso de fiador, deverá comprovar também a renda informada em documento original.

Renovação FIES

Se você conseguiu obter o FIES 2022/1, então, fique atento à renovação que acontece a cada 6 meses. Ele é chamado de aditamento semestral e é obrigatório realizá-lo.


Para saber de mais detalhes quanto a esse processo, entre em contato com a CPSA da ESAMAZ, campus Municipalidade (sala do FIES), pessoalmente ou pelo telefone/whatsapp (91) 99235-4002.


Caso tenha se interessado por esse processo seletivo e deseja mais detalhes, então, acesse o site do FIES e leia todas as informações. Lá saberá sobre as instituições participantes, aditamento de contrato, como fazer a inscrição e muito mais!

Boleto FIES

Como emitir boleto Fies?

Descubra como você pode emitir o boleto Fies para pagamento. Aqui está descrito um passo a passo simples e fácil. Confira essas e outras informações importantes acerca de seu financiamento!


O boleto Fies é emitido pelo agente bancário (o banco autorizado pelo seu financiamento) e disponibilizado no seu acesso no link sifesweb.caixa.gov.br

Logo que contratar o FIES você deverá criar seu acesso no link sifesweb.caixa.gov.br para emissão dos boletos.

Logo ao acessar vá no menu “Contrato FIES” > Contrato e, logo abaixo aparecerá o menu “Boletos em aberto”


Obs.: A Caixa Econômica Federal orienta a abrir uma conta e depositar o valor para que ocorra o débito automático, o que não tem ocorrido dentro da regularidade devida. Aconselha-se acessar o link conforme orientado acima, com antecedência e pagar seu respectivo boleto. É importante destacar que o horário disponível para impressão é das 9h às 19h, em dias úteis, pelo link já mencionado.

PERDÃO/RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS DO FIES COMEÇA A PARTIR DE 7 DE MARÇO

O governo definiu as regras para perdoar (em alguns casos) e renegociar com desconto dívidas de estudantes. O processo começa em 7 de março e vai até 31 de agosto de 2022. Os débitos foram contraídos por quem fez universidade usando dinheiro do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).


ADESÃO:

    A renegociação valerá para alunos que aderiram ao Fies até o 2º semestre de 2017.

  • Segundo o Executivo, para ter o nome retirado dos cadastros restritivos de crédito, os beneficiários deverão pagar o valor da entrada no ato da renegociação, correspondente à primeira parcela. O valor mínimo da prestação é R$ 200.
  • Os estudantes poderão solicitar e realizar as operações de forma digital por meio das plataformas do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, agentes financeiros do Fies. O objetivo é reduzir a inadimplência da carteira de crédito e garantir a sustentabilidade do fundo. A MP prevê descontos de até 92% para inscritos no CadÚnico ou se recebeu o auxílio emergencial.
  • Para os demais beneficiários, o desconto é de até 86,5%. Poderão ser negociadas dívidas atrasadas a mais de 90 dias, com piso de desconto sendo 12%, podendo chegar a 86,5% no caso de dívidas atrasadas a mais de 360 dias. O saldo remanescente poderá ser parcelado em até 10 vezes. A medida provisória estabelece que a renegociação de débitos com 90 a 360 dias de atraso poderá ser feita com parcelamento em até 150 vezes.

Arquivos e Anexos

Obtenha abaixo os arquivos disponíveis, inclusive a documentação necessária e com formulários a ser impresso e preenchido, conforme cada caso.


Título Download
01 Documentação necessária para o FIES
02 Declaração Particular de Ausência de Cônjuge
03 Declaração Particular de Dependência Econômica
04 Declaração Particular de Residência
05 Declaração Particular de União Estável