Psicologia

Conheça os detalhes do curso de Psicologia que a UNIESAMAZ oferece!

Conheça o Curso

O Curso de Graduação em Psicologia da ESAMAZ foi concebido com base na Resolução CNE/CES nº 05/2011, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Psicologia, atendendo às necessidades de uma formação generalista, crítica, reflexiva e humanista, sem perder de vista os aspectos e questões regionais. Esta formação multidimensional deve resultar em profissionais preparados para o desempenho de suas funções dentro de uma prática social historicamente estruturada, permitindo estabelecer relações com diferentes tipos de trabalho, guardando sua especificidade num mundo cujo processo de globalização passa a exigir saberes não compartimentalizados, mas integrativos de vários saberes.

 

ATO AUTORIZATIVO

Psicologia (Cód. 1049833), Bacharelado, 100 vagas anuais. Autorizado pela Portaria 1.755, de 10/12/2009. DOU de 14/12/2009. Reconhecido pela Portaria 729, de 19/12/2013. DOU de 20/12/2013. Portaria 266, de 03/04/2017. DOU de 04/04/2017.

 

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

O Curso de Psicologia da ESAMAZ visa à formação de psicólogos que evidenciem competências básicas nas diferentes orientações teórico-metodológicas e capacidade de integrá-las, de forma crítica, à prática ao longo de sua formação acadêmica até sua ação profissional.

O exercício profissional revela-se um campo em processo de mudança, expressivamente ampliado com as inovações científicas e com a reflexão crítica sobre o modelo tradicional de atuação, exigindo do psicólogo uma postura científica, crítica, ética, social com visão contextualizada, flexível e aberta para novas aprendizagens. Portanto, almeja-se a formação de um profissional pluralista, capaz de integrar seus conhecimentos em Psicologia, não dicotimizando-os e não os fragmentando em função do campo de atuação profissional, e utilizando os novos modelos de atuação da Psicologia mais contextualizados com a realidade da Saúde Pública.

O perfil delineado se expressa no psicólogo que tem uma compreensão ampla não somente dos fenômenos psicológicos, mas das condições de cidadania e ética, sendo capaz de refletir, avaliar e atuar em diversos campos; com uma formação pluralista e sólida, comprometida na construção de novos conhecimentos e práticas transformadoras da sociedade. Profissional com característica investigativa e que concebe a Psicologia enquanto saber, interagindo interdisciplinarmente, sendo, também, um profissional voltado para as questões e problemas de sua região e com visão direcionada para o macro social.

 

O egresso do Curso de Psicologia da ESAMAZ estará apto a:

  • Inserir-se profissionalmente nos diversos níveis de atenção à saúde, atuando em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o;
  • Atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;
  • Contribuir para o bem estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando suas circunstâncias éticas, deontológicas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas, na região amazônica;
  • Elaborar criticamente o amplo espectro de questões clínicas, científicas, filosóficas, éticas, políticas, sociais e culturais implicadas na atuação profissional do psicólogo, sendo capaz de intervir nas diversas áreas onde sua atuação profissional seja necessária, pública ou privada;
  • Desenvolver o senso crítico, investigador e conquistar autonomia pessoal e intelectual necessária para empreender contínua formação na sua práxis profissional;
  • Desenvolver e executar projetos que contribuam na produção do conhecimento, socializando o saber científico produzido;
  • Exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social;
  • Desempenhar atividades de planejamento, organização e gestão de serviços públicos ou privados, além de assessorar, prestar consultorias e auditorias no âmbito de sua competência profissional;
  • Emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios;
  • Manter a confidencialidade das informações, na interação com outros profissionais e o público em geral;
  • Encaminhar o cliente, quando necessário, a outros profissionais relacionando e estabelecendo um nível de cooperação com os demais membros da equipe de saúde;
  • Desenvolver atividades de socialização do saber técnico-científico na sua área de atuação, através de aulas, palestras e conferências, além de acompanhar e incorporar inovações tecnológicas pertinentes à sua práxis profissional.

 

Em consonância com a Resolução CNE/CES nº 05/2011, o Curso de Graduação em Psicologia oferece duas ênfases:

Ênfase I – Processos de Prevenção e Promoção de Saúde

Ênfase II – Psicologia e Processos Clínicos

O graduado em Psicologia, professor de Psicologia, deverá estar apto a atuar na construção de políticas públicas de educação, na educação básica, no nível médio, no curso Normal, em cursos profissionalizantes e em cursos técnicos, na educação continuada, assim como em contextos de educação informal como abrigos, centros sócio–educativos.

 

OBJETIVOS DO CURSO

 

O objetivo geral do Curso de Graduação em Psicologia da Escola Superior da Amazônia é a formação de psicólogos com sustentação científica, postura ética reflexiva, qualificados para o exercício técnico e profissional em Psicologia. Almeja-se a conquista de um profissional adaptável e com suficiente autonomia intelectual, capacitado para a busca contínua de conhecimentos após a graduação, e comprometido com as transformações sociais.

 

Assim, o Curso de Graduação em Psicologia da Escola Superior da Amazônia tem como meta central a formação do Psicólogo voltado para a atuação profissional, para a pesquisa e para o ensino de Psicologia, e assegura uma formação baseada nos seguintes princípios e compromissos:

I - Construção e desenvolvimento do conhecimento científico em Psicologia;

II - Compreensão dos múltiplos referenciais que buscam apreender a amplitude do fenômeno psicológico em suas interfaces com os fenômenos biológicos e sociais;

III - Reconhecimento da diversidade de perspectivas necessárias para compreensão do ser humano e incentivo à interlocução com campos de conhecimento que permitam a apreensão da complexidade e multideterminação do fenômeno psicológico;

IV - Compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do País e da Amazônia, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão;

V - Atuação em diferentes contextos considerando as necessidades sociais, os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades;

VI - Respeito à ética nas relações com clientes e usuários, com colegas, com o público e na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações da área da Psicologia;

VII - Aprimoramento e capacitação contínuos.

 

O Curso de Graduação em Psicologia da ESAMAZ tem como objetivos específicos:

  • Proporcionar aos alunos uma formação geral, sólida e integral na área da Psicologia;
  • Ministrar os conteúdos essenciais previstos na estrutura curricular por meio das atividades teóricas, práticas e complementares, de forma integrada, contemplando as ênfases previstas no Projeto Pedagógico do Curso;
  • Desenvolver as competências e habilidades gerais e específicas necessárias ao exercício do profissional graduado em Psicologia articuladas aos contextos nacional, estadual e municipal;
  • Desenvolver as atividades curriculares, na busca da interdisciplinaridade, tendo como base a construção do perfil almejado e a integração entre ensino, investigação científica e extensão;
  • Promover a articulação das atividades teóricas e práticas desde o início do processo de formação do psicólogo, permeando–a de forma integrada e interdisciplinar;
  • Possibilitar ao aluno, juntamente com o conhecimento teórico, habilidades práticas que permitam a conjugação eficaz e o domínio das teorias e técnicas relacionadas ao exercício da profissão;
  • Possibilitar ao aluno desenvolver a postura reflexiva e a visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica;
  • Estimular dinâmicas de trabalho em grupos, por favorecerem a discussão coletiva e as relações interpessoais;
  • Fomentar a valorização das dimensões éticas e humanísticas da profissão, desenvolvendo no aluno atitudes e valores orientados para a cidadania e para a solidariedade;
  • Estimular a investigação científica e a extensão, visando à produção e à divulgação do conhecimento adequado à realidade social, assim como a adequação da formação oferecida às demandas da sociedade;
  • Incentivar a atuação do aluno junto à comunidade, como forma de, não apenas prover o atendimento às suas necessidades, mas também de tomar consciência dos principais problemas que a afetam;
  • Estimular a inserção do Psicólogo no atendimento no Sistema Único de Saúde – SUS;
  • Fortalecer o reconhecimento do futuro profissional como agente transformador do processo de trabalho, procurando contribuir no aperfeiçoamento das dinâmicas institucionais, observando os princípios éticos e humanísticos;
  • Assegurar a formação de um profissional em Psicologia, capaz de problematizar e propor ações no âmbito social.

 

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, a Formação de Professores de Psicologia dar–se–á em um projeto pedagógico complementar e diferenciado, elaborado em conformidade com a legislação que regulamenta a formação de professores no País.

 

O Projeto Pedagógico Complementar para a Formação de Professores de Psicologia da ESAMAZ tem por objetivos gerais:

a) complementar a formação dos psicólogos, articulando os saberes específicos da área com os conhecimentos didáticos e metodológicos, para atuar na construção de políticas públicas de educação, na educação básica, no nível médio, no curso Normal, em cursos profissionalizantes e em cursos técnicos, na educação continuada, assim como em contextos de educação informal como abrigos, centros sócio–educativos, instituições comunitárias e outros;

b) possibilitar a formação de professores de Psicologia comprometidos com as transformações político–sociais, adequando sua prática pedagógica às exigências de uma educação inclusiva;

c) formar professores de Psicologia comprometidos com os valores da solidariedade e da cidadania, capazes de refletir, expressar e construir, de modo crítico e criativo, novos contextos de pensamentos e da ação humana.

Esses objetivos contribuem para a formação da consciência crítica dos futuros professores de Psicologia, despertando–os para avançar na construção de uma teoria geral da formação de professor de Psicologia, aprofundando a visão crítica e uso ético da ciência, da tecnologia e dos meios de comunicação. É necessário incentivar a formação deste profissional de ensino para que ele saiba articular a prática docente às investigações científicas, na procura por novas respostas para os problemas que desafiam o conhecimento e as questões da vida escolar no campo da Psicologia.

 

A Formação de Professores de Psicologia deve oferecer conteúdos que:

a) destaquem e promovam uma visão abrangente do papel social do educador, assim como a reflexão sobre sua prática e a necessidade de aperfeiçoamento contínuo do futuro professor;

b) articulem e utilizem conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidos no curso de Psicologia para a ampliação e o amadurecimento do papel de professor;

c) considerem as características de aprendizagem e de desenvolvimento dos alunos, o contexto socioeconômico e cultural em que atuarão na organização didática de conteúdos, bem como na escolha das estratégias e técnicas a serem empregadas em sua promoção;

d) promovam o conhecimento da organização escolar, gestão e legislação de ensino, referentes à educação no Brasil, assim como a análise das questões educacionais relativas à dinâmica institucional e à organização do trabalho docente;

e) estimulem a reflexão sobre a realidade escolar brasileira e as articulações existentes com as políticas públicas educacionais e o contexto socioeconômico mais amplo.

 

Os conteúdos que caracterizam a Formação de Professores de Psicologia deverão ser adquiridos no decorrer do curso de Psicologia e complementados com estágios que possibilitem a prática do ensino, de acordo com o que estabelece a Resolução CNE/CES nº 05/2011.

A prática profissional deve se desenvolver em uma perspectiva de análise do trabalho educativo na sua complexidade, cujas atividades devem ser planejadas com a intenção de promover a reflexão e a organização do trabalho em equipes, o enfrentamento de problemas concretos do processo ensino–aprendizagem e da dinâmica própria do espaço escolar, e a reflexão sobre questões ligadas às políticas educacionais do País, aos projetos político–pedagógicos institucionais e às ações político–pedagógicas.

 

DIFERENCIAIS

Como diferenciais do curso de psicologia da ESAMAZ, inicialmente constata-se na matriz curricular que o início dos Estágios Curriculares ocorrem a partir do 5º semestre, conforme ilustrado no quadro abaixo.

 

SEMESTRE

NÍVEL DE ESTÁGIO

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

CARGA HORÁRIA

Básico I

Escolar

120h

Básico II

Comunitária

120h

Básico III

Saúde/Abrigo de Idosos

120h

Profissional I[1]

Escolar/Hospitalar/Organizacional

160h

Profissional II[2]

Escolar/Hospitalar/Organizacional/Saúde mental/Clínica

160h

10º

Profissional III[3]

Escolar/Hospitalar/Organizacional/Saúde mental/Clínica

160h

 

Outro diferencial refere-se aos modernos laboratórios de Anatomia, Neurofisiologia Humana e Genética e Evolução, dos quais os discentes têm aulas práticas logo nos semestres iniciais, fato que possibilita maior aprendizagem pela correlação entre a prática e a teoria.

 

O curso dispõe ainda de uma Clínica Psicológica, com modernos e bem equipados consultórios, que presta atendimento gratuito à comunidade carente de serviços na área da saúde mental. São atendidos pacientes de todas as faixas etárias, de crianças a idosos. Desde o 9º semestre os discentes iniciam seus atendimentos, sob a supervisão próxima de um docente com larga experiência profissional nessa área.

 

A clínica de psicologia da ESAMAZ funciona nas manhãs das segundas e sextas-feiras das 08h às 12h,  e todos os dias úteis da semana pela tarde, das 14h às 18h.

 

O Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Psicologia da Escola Superior da Amazônia pauta-se nos seguintes princípios:

 

I - Formação baseada na captação e interpretação da realidade, proposição de ações e intervenção na realidade;

 

II - Sensibilidade às questões emergentes da área da saúde, considerando as demandas do entorno social;

 

III - Reconhecimento de que o aprendizado se constitui como um processo dinâmico, apto a acolher a motivação do sujeito e que contemple o desenvolvimento do próprio estilo profissional;

 

IV - Articulação entre o ensino, a investigação científica e a extensão;

 

V - Reconhecimento da necessidade constante de atualização/aperfeiçoamento profissional e do compromisso com a sociedade no exercício da cidadania.

 

As linhas de trabalho estão centradas na valorização do processo de ensino-aprendizagem que provoque uma postura dinâmica e crítica dos alunos, assim como na utilização de ferramentas de ensino que contribuam para o desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem emancipatório, que permita a abertura de espaços para a reflexão e a construção do conhecimento.

 

Contato

Quer obter mais informações do curso de Psicologia da UNIESAMAZ? Então entre em contato através dos dados abaixo:

Coordenador(a) do Curso:

Profa. Maria Eline Ferreira Pereira

E-mail:

psicologia@esamaz.com.br

Telefones:

(91) 3222-1317 / 3224-7720

Anexos

Faça download de anexos e informativos referentes ao curso de Psicologia da UNIESAMAZ através dos links abaixo:

Corpo Docente

Conceito Obtido nas Avaliações do MEC - PSI

Regimento Geral

Curso de Psicologia

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