Farmácia

Conheça os detalhes do curso de Farmácia que a Esamaz oferece!

Conheça o Curso

A Farmácia assume um papel social de relevada importância por ser o campo de pesquisa científica e tecnológica para a produção e controle de medicamentos, dos quais depende, em grande parte, a recuperação da saúde. Ademais, o curso de Farmácia proporciona a formação de um profissional a serviço do ser humano e tem por fim a promoção, a proteção e a recuperação da saúde, individual e coletiva, atuando em benefício do indivíduo, da coletividade e do meio ambiente, sem discriminação de qualquer natureza, devendo recorrer ao aprimoramento contínuo de conhecimentos, colocando-os a serviço da saúde, da sua pátria e da humanidade, conforme ressalta o próprio Código de Ética da Profissão Farmacêutica (Resolução CFF nº 417/2004, 418/2004 e 431/2005) do Conselho Federal de Farmácia - CFF.

 

ATO AUTORIZATIVO

Farmácia (Cód. 117960), Bacharelado, 200 vagas anuais. Autorizado pela Portaria 1.162, de 23/12/2008. DOU de 24/12/2008. Reconhecido pela Portaria 328, de 24/07/2013. DOU de 25/07/2013. 

 

PERFIL DO EGRESSO

 

O egresso do Curso de Graduação em Farmácia da ESAMAZ será um profissional dotado de formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificado para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, pautado em princípios éticos, com compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade. O profissional estará capacitado para o exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos.

O egresso do Curso de Graduação em Farmácia da ESAMAZ será um profissional adaptável e com suficiente autonomia intelectual e profissional, capacitado para continuar a buscar conhecimentos após a graduação e comprometido com as transformações sociais em qualquer nível de desenvolvimento dos programas de saúde, atendo aos princípios da universalidade, integralidade, equidade, solidariedade e hierarquização que norteiam o sistema de saúde vigente no País.

O egresso da ESAMAZ será profissional com conhecimentos científicos, capacitação técnica e habilidades para definição, promoção e aplicação de políticas de saúde, participação no avanço da ciência e tecnologia, atuação em equipes multidisciplinares, em todos os níveis de atenção sanitária. A capacitação profissional deve estar alicerçada no desenvolvimento de competências para o exercício do pensamento crítico e juízo profissional; gerenciamento, análises de dados, documentação, tomada de decisões e solução de problemas; comunicação oral e escrita; construção do conhecimento e desenvolvimento profissional; interação social; atuação ética e responsável, com compreensão da realidade social, cultural e econômica de seu meio. O profissional deverá compreender as diferentes concepções da saúde e enfermidade, os princípios psicossociais e éticos das relações e os fundamentos do método científico; distinguir âmbito e prática profissional, inserindo sua atuação na transformação de realidades em benefício da sociedade.

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Farmácia, considerando o caráter interdisciplinar da formação profissional do bacharel em Farmácia, a organização curricular permitirá a integração entre as ciências exatas, biológicas e da saúde, humanas e sociais e farmacêuticas, despertando desde o início do curso o interesse para o desenvolvimento de competências e habilidades gerais, com informações sobre os princípios e os fundamentos da profissão, ressaltando sua importância, a responsabilidade social e o compromisso com a cidadania.

O egresso do Curso de Farmácia da ESAMAZ deverá ser capaz de exercer as competências e habilidades específicas detalhadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Área, que o propiciará um enorme leque de oportunidades de trabalho público ou privado.

 

OBJETIVOS DO CURSO

 

O Curso de Graduação em Farmácia da ESAMAZ tem como objetivo geral graduar o profissional farmacêutico com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, desenvolvendo atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos.

O profissional farmacêutico generalista deverá estar centrado nas necessidades assistenciais, visando garantir um atendimento livre de riscos à população, através do planejamento, coordenação, execução e avaliação da assistência à saúde, integrado numa equipe multiprofissional.

Espera-se contribuir para a formação e a educação continuada dos farmacêuticos, melhorando a qualidade dos serviços prestados à população, auxiliando a reorientação das farmácias e reforçando o papel desses profissionais em estabelecimentos de saúde pertencentes ao Sistema Único de Saúde – SUS -, sejam eles de natureza pública ou privada.

Por outro lado, devido à riqueza da biodiversidade local do estado do Pará, a ESAMAZ, ao propor o Curso de Graduação em Farmácia, teve como objetivo formar profissionais orientados à área dos medicamentos fitoterápicos.

O Curso de Graduação em Farmácia da ESAMAZ tem como objetivos específicos:

  • Abordar as áreas de conhecimento, habilidades, atitudes e valores éticos, fundamentais à formação profissional e acadêmica;
  • Contemplar a abordagem de temas observando o equilíbrio teórico-prático, desvinculado da visão tecnicista, permitindo na prática e no exercício das atividades a aprendizagem da arte de aprender;
  • Buscar a abordagem precoce de temas inerentes às atividades profissionais de forma integrada, evitando a separação entre ciclo básico e profissional;
  • Favorecer a flexibilização curricular de forma a atender interesses mais específicos/atualizados, sem perda dos conhecimentos essenciais ao exercício da profissão;
  • Disponibilizar tempo para a consolidação dos conhecimentos e para as atividades complementares objetivando progressiva autonomia intelectual do aluno;
  • Desenvolver atitude investigativa que favoreça o processo contínuo de construção do conhecimento, por meio da pesquisa e da extensão;
  • Comprometer o aluno com o desenvolvimento científico e a busca do avanço técnico associado ao bem-estar, à qualidade de vida, do meio ambiente e ao respeito aos direitos humanos.

 

CARACTERIZAÇÃO GERAL DO CURSO

 

Denominação
Curso de Graduação em Farmácia, modalidade bacharelado.


Vagas
200 vagas anuais.
.
Regime de Matrícula
Semestral

 

Turnos
Matutino e Noturno.

 

Duração do Curso

Dez Semestres

Contato

Quer obter mais informações do curso de Farmácia da Esamaz? Então entre em contato através dos dados abaixo:

Coordenador(a) do Curso:

Profª Natasha Costa da Rocha Galucio

E-mail:

farmacia@esamaz.com.br

Telefones:

(91) 3222-1317 / 3224-7720

Anexos

Faça download de anexos e informativos referentes ao curso de Farmácia da Esamaz através dos links abaixo:

Conceito Obtido nas Avaliações do MEC

Corpo Docente - Farmácia

Regimento Geral

Área de Atuação - Farmácia

Curso de Farmácia

Tire sua dúvida!

Preencha os campos abaixo para enviar sua dúvida. Nossa equipe responderá o quanto antes para você: