Educação Física

Conheça os detalhes do curso de Educação Física que a Esamaz oferece!

Conheça o Curso

O objetivo geral do curso de Educação Física da ESAMAZ é formar o licenciado em Educação Física, com significativa base de formação humanística, sócio-cultural e técnico-pedagógica, capaz de contribuir para a formação de docentes críticos, reflexivos, participativos e solidários.

 

Segundo Resende, o professor de Educação Física deverá possibilitar aos seus alunos “a vivência sistematizada e a aquisição de conhecimentos/habilidades da cultura do movimento humano, balizada por uma postura reflexiva, no sentido da aquisição da autonomia necessária a uma prática intencional, que considere o lúdico e os processos sócio-comunicativos, nas perspectivas do lazer, da formação cultural e da adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável”.

 

O docente a ser formado pela ESAMAZ será capaz de exercer a cidadania de forma ética, intervir em situações e problemas no campo da cultura do movimento humano promover a ciência, educação e a cultura, a fim de auxiliar na transformação do meio em que vive.

 

ATO AUTORIZATIVO

Educação Física (Cód. 97213), Licenciatura, 200 vagas anuais. Autorizado pela Portaria 721, de 06/10/2006. DOU de 10/10/2006. Reconhecido pela Portaria 1141, de 20/05/2011. DOU de 23/05/2011. O Reconhecimento foi Renovado pela Portaria 1092, de 24/12/2015. DOU de 30/12/2015.

 

PERFIL DO EGRESSO

De acordo com os princípios da ANFOPE (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação) a docência é a base imprescindível da identidade profissional de todo educador. Assim, faz-se necessário traçar o perfil profissional com marco referencial, orientador de todas as decisões a serem adotadas no processo educacional.

O curso de Educação Física da ESAMAZ visa a formar profissionais com capacidade de investigar as raízes epistemológicas das diversas correntes que compõem a cultura do movimento, a educação física escolar, desenvolvendo seu senso crítico com relação ao campo de atuação. Este profissional deve pautar suas ações em princípios éticos, aplicando seu conhecimento teórico-prático e contribuindo para a transformação da realidade dentro do seu campo de atuação. Deve compreender sua importância no contexto social e comunitário, no sentido de atuar nas diversas camadas da sociedade, na busca da melhoria da qualidade de vida e saúde da população, atendendo aos desafios do mercado de trabalho.

O perfil desejado do graduado em Educação Física repousa em uma sólida formação geral e humanística dotando o futuro docente de meios para intervir, profissional e academicamente no contexto específico e histórico, cultural, a partir de conhecimento da natureza técnica e científica.

Conforme recomendações atuais, para o desenvolvimento deste perfil profissional, o Curso de Graduação em Educação Física da ESAMAZ oferece possibilidades de aquisição de conhecimentos por meio do ensino, pesquisa e extensão que permite ao graduado um domínio de competências e habilidades de natureza técnico-instrumental, com capacidade de organizar, planejar, administrar, avaliar e atuar pedagógica e tecnicamente no campo de sua atuação profissional.

O Licenciado em Educação Física, formado pela ESAMAZ deve ser um profissional capaz de atuar de maneira coerente na realidade social, cultural e política da escola, trabalhando numa perspectiva de prática reflexiva, a fim de que sua intervenção possa resultar positiva no intuito de solucionar os problemas encontrados e decidir autonomamente sua atuação.

A formação pauta-se no desenvolvimento de uma postura investigativa e criativa, associada à habilidade de trabalhar em grupos e equipes multi e trans-disciplinares. Desta forma, este profissional deve ser capaz de atuar em sua área de aprofundamento com competência, direcionando adequadamente sua ação pedagógica para as necessidades de cada grupo e peculiaridades regionais, nas várias concepções de expressão da cultura do movimento, da Educação Física escolar e dos esportes.

O Curso de Licenciatura em Educação Física da ESAMAZ visa ao atendimento da demanda social na formação de profissionais em nível superior, capacitados a intervir acadêmica e profissionalmente no âmbito específico e histórico-cultural e social da educação escolar, por meio das diferentes manifestações e expressões da cultura do movimento humano, a partir de conhecimentos técnicos, científicos, humanos e culturais, buscando resguardar as características regionais no tocante aos interesses apresentados neste campo de atuação.

Os professores de Educação Física formados pela ESAMAZ são qualificados para trabalhar com situações novas e emergentes, em permanente e contínua formação, com autonomia responsável e em condições para contribuir na produção de conhecimentos e na formação cultural da população estudantil. Estes profissionais estão comprometidos com o processo de desenvolvimento do cidadão brasileiro e da região de Belém, em especial. Suas ações pedagógicas estão, especialmente, voltadas para a educação de crianças, jovens, e adultos, incluindo pessoas portadoras de necessidades especiais, no contexto da educação escolar, por meio da reflexão e da prática das diferentes expressões e manifestações da cultura do movimento humano tematizadas na ginástica, no esporte, no jogo e na dança. Este processo educativo ocorre por meio de uma ampla visão crítica da realidade. Essa atuação acontece a partir de um posicionamento ético e do pleno domínio de instrumentos, técnicas e métodos que permitam desempenho com qualidade de sua profissão.

O licenciado em Educação Física pela ESAMAZ, como profissional do conhecimento sobre a cultura do movimento humano nas suas diversas manifestações, está capacitado a atuar no ambiente escolar e no ambiente a ele afeto, tendo o seguinte perfil:

           

-Possuir postura ética e compromisso com o desenvolvimento sustentável da região amazônica, pautando-se nos princípios da ética democrática: dignidade humana, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade, para atuação como profissionais e como cidadãos;

- Orientar suas escolhas e decisões metodológicas e didáticas por valores democráticos e por pressupostos epistemológicos coerentes;

- Ser um educador, cuja ação traduza a fundamentação básica do movimento humano e do domínio dos conteúdos pedagógicos científicos e técnicos da Educação Física enquanto ciência;

- Ser capaz de articular ensino – pesquisa – extensão, na produção de conhecimento e de novas políticas pedagógicas;

- Ser crítico, criativo, e tecnicamente capaz de construir para a transformação social;

- Reconhecer e respeitar a diversidade manifestada por seus alunos, em seus aspectos sociais, culturais e físicos, identificando e combatendo todas as formas de discriminação e marginalização;

- Zelar pela dignidade profissional e pela qualidade do trabalho escolar sob sua responsabilidade;

- Promover uma prática educativa que leve em conta às características dos alunos e de seu meio social, seus temas e necessidades do mundo contemporâneo e os princípios, prioridades e objetivos do projeto educativo e curricular;

- Conhecer e dominar os conteúdos básicos relacionados às áreas/disciplinas de conhecimento que serão objeto da atividade docente, adequando-os às atividades escolares próprias das diferentes etapas e modalidades da educação básica;

- Fazer uso das vantagens e do potencial de recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a aumentar as possibilidades de aprendizagem dos alunos;

- Criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos alunos, utilizando o conhecimento das áreas ou disciplinas a serem ensinadas, das temáticas sociais transversais ao currículo escolar, dos contextos sociais considerados relevantes para a aprendizagem escolar, bem como as especificidades didáticas envolvidas;

- Utilizar estratégias diversificadas de avaliação do ensino-aprendizagem e, a partir de seus resultados;

- Formular propostas de intervenção pedagógica, considerando o desenvolvimento de diferentes capacidades dos alunos, visando sempre a sua aprendizagem e emancipação sócio-cultural;

- Utilizar-se criticamente da produção do conhecimento científico para manter-se atualizado em relação aos conteúdos de ensino e ao conhecimento pedagógico;

- Utilizar resultados de pesquisa para o aprimoramento de sua prática profissional e para aprendizagem de seus alunos;

- Elaborar e desenvolver projetos pessoais de estudo e trabalho, empenhando-se em compartilhar a prática e produzir coletivamente;

- Aprender a pensar, a lidar com os conceitos, idéias, relações de poder e com as conseqüências sociais de sua atuação;

- Aprender a liderar em múltiplos papéis sociais, a adaptar-se em diferentes campos do exercício profissional e a ser um multiplicador de capacidades de outras pessoas (alunos, pais, funcionários);

- Zelar pela dignidade profissional e pela qualidade do trabalho escolar sob sua responsabilidade, respeitando os princípios éticos e legais da profissão, valorizando o ser humano em sua totalidade e o exercício da cidadania;

- Atuar como agente multiplicador de conhecimentos, reconhecendo o seu papel de educador, desenvolvendo sua capacidade de atuação em equipe multidisciplinar, numa perspectiva interdisciplinar;

- Avaliar, sistematizar e decidir quais as condutas mais adequadas ao exercício profissional no magistério em Educação Física, tomando como referência às evidências científicas e éticas.

- Estabelecer relações entre a Educação Física e outras áreas de conhecimento;

- Criar e adaptar os métodos pedagógicos ao seu ambiente de trabalho;

- Demonstrar conhecimento teórico-prático através de vivências em diferentes ambientes e aspectos relacionados à corporeidade e ao desenvolvimento humano.

 

OBJETIVOS DO CURSO

Objetivo Geral

O objetivo geral do curso de Educação Física da ESAMAZ é formar o licenciado em Educação Física, com significativa base de formação humanística, sócio-cultural e técnico-pedagógica, capaz de contribuir para a formação de docentes críticos, reflexivos, participativos e solidários.

Segundo Resende, o professor de Educação Física deverá possibilitar aos seus alunos “a vivência sistematizada e a aquisição de conhecimentos/habilidades da cultura do movimento humano, balizada por uma postura reflexiva, no sentido da aquisição da autonomia necessária a uma prática intencional, que considere o lúdico e os processos sócio-comunicativos, nas perspectivas do lazer, da formação cultural e da adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável”.

O docente a ser formado pela ESAMAZ será capaz de exercer a cidadania de forma ética, intervir em situações e problemas no campo da cultura do movimento humano promover a ciência, educação e a cultura, a fim de auxiliar na transformação do meio em que vive.

 

Objetivos Específicos

O Curso de Graduação em Educação Física da ESAMAZ tem como objetivos específicos:

 

  • Promover o desenvolvimento do senso crítico e do pensamento reflexivo, habilitando o futuro profissional à compreensão do processo metodológico da pesquisa;
  • Promover a formação do comportamento ético, moral e responsabilidade social necessários ao exercício profissional;
  • Dotar o graduando dos conhecimentos requeridos para o exercício das competências e habilidades gerais e específicas descritas para o professor de Educação Física;
  • Comprometer-se com um projeto de transformação social nas áreas de interesse da clientela atendida, em relação ao movimento humano, através da atividade física, do esporte, da dança, das lutas, da recreação e do lazer;
  • Compreender o processo de desenvolvimento humano em suas múltiplas dimensões;
  • Formar profissionais para atuar nas escolas, planejando, implementando e avaliando os programas de Educação Física como componente curricular, respeitando as diversidades sociais, econômicas e culturais de cada organização escolar, bem como as diferenças individuais, os alunos com problemas de aprendizagem e os alunos portadores de necessidades especiais;
  • Identificar e analisar diferentes abordagens pedagógicas em Educação Física, buscando compreender seus pressupostos filosóficos e seus compromissos sociais;
  • Promover a integração e a sedimentação dos conteúdos por meio da interdisciplinaridade, com a adoção de metodologias de ensino em que a teoria e a prática não sejam dissociadas e possibilitem uma flexibilidade curricular que permita uma visão humanista e não apenas tecnicista;
  • Formar para a cidadania crítica, o profissional-cidadão, capaz de interferir construtivamente na sociedade para transformá-la;
  • Preparar para a participação social em termos de fortalecimento ao atendimento das demandas da comunidade, com o desenvolvimento de competências sociais, processos democráticos e eficazes de tomada de decisões, capacidade sócio-comunicativa de iniciativa, de liderança, de solução de problemas;
  • Formar para o alcance de objetivos comprometidos com o desenvolvimento harmônico do município de Belém e em particular do Estado da Pará;
  • Promover o intercâmbio educacional, científico e tecnológico entre instituições congêneres;
  • Formar profissionais capazes de atuar em prol do desenvolvimento social, cultural e econômico sustentado, com a interação de conteúdos com aspectos inerentes às questões sociais, jurídicas e ambientais exigidas no mundo atual;
  • Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular, os regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;
  • Estimular o processo de reflexão crítica no sentido de compreender a gênese da existência social e cultural humana, perpassando a esfera do trabalho, da cultura, da educação, da escola e do saber;
  • Incentivar a pesquisa e a investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia bem como a difusão da cultura e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive;
  • Incentivar a utilização de recursos de novas tecnologias aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação acadêmica;
  • Integrar ensino, pesquisa e extensão, articular a teoria com a prática, valorizando atividades acadêmicas que contemplem as principais práticas de ensino e de aprendizagem;
  • Permitir a articulação dos componentes curriculares, fecundando o trabalho educativo, a ação pedagógica e a pesquisa científica;
  • Possibilitar a identificação das diversas teorias e metodologias que norteiam o processo ensino-aprendizagem em Educação Física, de modo a comparar criticamente os modelos existentes;
  • Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento profissional e cultural, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do saber de cada geração;
  • Valorizar a atividade criadora, transformadora, e a afirmação da autonomia e da liberdade dos sujeitos em todas as suas dimensões;
  • Valorizar a integração entre o conhecimento, o espírito científico e o exercício da liderança e da prática educativa junto à comunidade.

 

Contato

Quer obter mais informações do curso de Educação Física da Esamaz? Então entre em contato através dos dados abaixo:

Coordenador(a) do Curso:

Prof. Márcio Brito Cerveira

E-mail:

educacaofisica@esamaz.com.br

Telefones:

(91) 3222-1317 / 3224-7720

Anexos

Faça download de anexos e informativos referentes ao curso de Educação Física da Esamaz através dos links abaixo:

Corpo Docente - Educação Física

Conceito Obtido nas Avaliações do MEC - EDFIS

Regimento Geral

Grade Curricular - Educação Física

Curso de Educação Física

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