Biomedicina

Conheça os detalhes do curso de Biomedicina que a Esamaz oferece!

Conheça o Curso

Biomedicina é a “ciência que conduz estudos e pesquisas no campo de interface entre Biologia e Medicina, voltada para a pesquisa das doenças humanas, seus fatores ambientais e ecoepidemiológicos, com intuito de encontrar sua causa, prevenção, diagnóstico e tratamento.”

 

ATO AUTORIZATIVO

Biomedicina (Cód. 120651), Bacharelado, 128 vagas anuais. Autorizado pela Portaria 581, de 24/08/2008. DOU de 22/08/2008. Reconhecido pela Portaria 187, de 01/10/2012. DOU de 03/10/2012.

 

PERFIL DO EGRESSO

O biomédico egresso da Esamaz terá formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia clínica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e análise por imagem, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

Além disso, este profissional deverá apresentar domínio das habilidades próprias do biomédico, como potencial de atualização permanente; capacidade de compreender e investigar fenômenos complexos; de se comunicar; de resolver problemas pela aplicação dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos; de executar e desenvolver técnicas específicas. Suas atitudes devem estar pautadas na ética e na postura investigatória e autônoma na busca e construção do conhecimento.

 

OBJETIVOS DO CURSO

O Curso de Graduação em Biomedicina da ESAMAZ tem como objetivo geral graduar o Biomédico com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, ético, capacitado para atuar em todos os níveis de atenção à saúde e apto ao exercício de suas atividades profissionais, em atendimento às demandas da sociedade.

 

São objetivos específicos do Curso de Graduação em Biomedicina:

  • Formar o profissional Biomédico com conhecimento profundo da relação estrutura-função do organismo humano, dos mecanismos causais das doenças, dos princípios básicos da terapêutica, dos métodos de investigação e análise laboratorial complementares aos diagnósticos e daqueles de interesse para o saneamento do meio ambiente, para a bromatologia, a produção de bioderivados, e com as competências e habilidades gerais e específicas estabelecidas para o perfil do egresso;
  • Abordar as áreas de conhecimento, habilidades, atitudes e valores éticos, fundamentais à formação profissional e acadêmica;
  • Contemplar a abordagem de temas observando o equilíbrio teórico-prático, desvinculado da visão tecnicista, permitindo na prática e no exercício das atividades a aprendizagem da arte de aprender;
  • Buscar a abordagem precoce de temas inerentes às atividades profissionais de forma integrada e interdisciplinar;
  • Favorecer a flexibilização curricular de forma a atender interesses mais específicos/atualizados, sem perda dos conhecimentos essenciais ao exercício da profissão;
  • Disponibilizar tempo para a consolidação dos conhecimentos e para as atividades complementares objetivando progressiva autonomia intelectual do aluno;
  • Desenvolver atitude investigativa que favoreça o processo contínuo de construção do conhecimento, por meio da pesquisa e da extensão;
  • Comprometer o aluno com o desenvolvimento científico e a busca do avanço técnico associado ao bem-estar, à qualidade de vida e ao respeito aos direitos humanos.

 

Campos de Atuação:

É uma carreira ampla e com mercado de trabalho diversificado e pode atuar em laboratórios de análises clínicas, hospitais, indústrias, banco de sangue, clínicas e órgãos públicos.

 

O profissional possui áreas de atuação autorizadas pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM). Dentre elas:

Acupuntura, Análise ambiental, Análises Bromatológicas, Análises clínicas, Anatomia Patológica, Auditoria, Banco de Sangue, Biofísica, Biologia molecular, Bioquímica, Biomedicina Estética, Biotecnologia, Citologia Oncótica, Diagnóstico por imagem, Docência e pesquisa, Embriologia, Farmacologia, Fisiologia, Genética, Histologia, Imunologia, Informática aplicada à saúde, Microbiologia, Parasitologia, Patologia, Perfusão Extracorpórea, Psicobiologia, Reprodução Humana, Sanitarista, Saúde Pública, Toxicologia e Virologia.

 

O Curso de Biomedicina na Esamaz

A instituição oferece o curso de bacharelado em Biomedicina em 8 semestres, com duração de 4 anos.

 

O biomédico egresso da ESAMAZ terá formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes nos mais variados campos de atuação e apto para realizar pós-graduação em todas as habilitações autorizadas pelo Conselho Federal de Biomedicina.

 

Além disso, o egresso terá domínio das habilidades próprias do biomédico, como potencial de atualização permanente; capacidade de compreender e investigar fenômenos complexos; de se comunicar; de resolver problemas pela aplicação dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos; de executar e desenvolver técnicas específicas na busca e construção do conhecimento.

 

Os professores do Curso desenvolvem suas atividades com o objetivo de garantir uma formação superior voltada para um ensino de qualidade, de acordo com as exigências do Ministério da Educação, do mercado de trabalho e da sociedade. Além disso, a Instituição tem a responsabilidade social de preparar profissionais éticos e competentes capazes de contribuírem para o desenvolvimento regional, o bem-estar e qualidade de vida de seus cidadãos.

 

O Curso de Biomedicina possui em seu quadro funcional professores especialistas, mestres e doutores com amplo conhecimentos em suas áreas de estudo, proporcionando ao aluno ESAMAZ um privilegiado acesso ao conhecimento.

 

Ao longo do Curso, os alunos terão semanalmente aulas teóricas e práticas, estimulando a curiosidade científica de alunos, além de desenvolver a capacidade para resolver problemas, compreender conceitos básicos e melhorar as habilidades no manejo de materiais e equipamentos. Além disso, somente nas aulas práticas os alunos enfrentam os resultados não previstos, cuja interpretação desafia sua imaginação e raciocínio.

 

A ESAMAZ ainda possui o Laboratório de Análises Clínicas (LAC) para que os alunos possam realizar o Estágio Obrigatório e convênio e parcerias com os principais laboratórios públicos e particulares de Belém, proporcionando uma vivência da atuação do Biomédico em Análises Clínicas.

 

O LAC também proporciona aos alunos, colaboradores e parceiros a oportunidade da prática educacional e de cidadania, visando atender a sociedade e contribuir com metas nacionais e internacionais relacionadas à educação, saúde, direitos humanos e meio ambiente. A cada semestre os alunos, dentro da vivência do estágio, são estimulados a organizar e a executar projetos de atendimento à comunidade.

Contato

Quer obter mais informações do curso de Biomedicina da Esamaz? Então entre em contato através dos dados abaixo:

Coordenador(a) do Curso:

Profª Paloma Daguer Ewerton dos Santos

E-mail:

biomedicina@esamaz.com.br

Telefones:

(91) 3222-1317 / 3224-7720

Anexos

Faça download de anexos e informativos referentes ao curso de Biomedicina da Esamaz através dos links abaixo:

Corpo Docente - Biomedicina

Matriz Curricular - Biomedicina

Área de Atuação - Biomedicina

Conceito Obtido nas Avaliações do MEC - BIO

Regimento Geral

Curso de Biomedicina

Tire sua dúvida!

Preencha os campos abaixo para enviar sua dúvida. Nossa equipe responderá o quanto antes para você: